Chapada, Manaus, Amazonas
2021
38.593,86m²
4.200,00m²
Join Arquitetos
Implantada dentro de um parque, em área central da cidade de Manaus, a edificação principal deste projeto possui aproximadamente 4200m² dispostos em 4 pavimentos: térreo, 1º, 2º, e terraço verde.
A ideia principal deste projeto era fazer da edificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus modelo e exemplo, de convivência pacífica e integrada entre paisagem natural e paisagem construída. Para tanto, desde a escolha do local para implantação do projeto, assim como também o layout de disposição dos ambientes e fluxos de circulação do projeto, foram pensados para despertar o usuário para a contemplação dos benefícios de se ter uma edificação permeada pela natureza, tanto no seu interior, quanto no seu entorno imediato. Juntamente com essa ideia principal inicial, o grande desafio foi viabilizar uma edificação sólida, resistente às condicionantes climáticas locais, com a mais simples manutenção possível, considerando materiais comercialmente disponíveis, de fácil aquisição e substituição.
No térreo temos a disposição do foyer de entrada/ exposições, atendimento ao público, salas de trabalho dos servidores e prumada com banheiros, copa e dml. Neste pavimento estão situados os principais acessos de pedestres, sendo estes o acesso para o público e os acessos privativos para os servidores.
No 1º pavimento temos auditório e seu respectivo foyer, salas de trabalho dos servidores e prumada com banheiros, copa e dml.
No 2º pavimento temos salas de trabalho dos servidores, gabinetes e prumada com banheiros, copa e dml.
No terraço, temos acesso coberto para área de convivência coberta, rodeada por jardins descobertos que dão vista para o entorno local, o parque e a cidade de Manaus. Como esse pavimento foi previsto equipado com uma cozinha industrial, a intenção é possibilitar a operação de um café/ restaurante aberto ao público, panorâmico, portanto, visualmente integrado ao seu entorno.
Além de todo o apelo estético e visual integrado com a natureza, a edificação conta com infraestrutura para reutilização de águas pluviais, gera parte de sua própria energia através de placas solares fotovoltaicas, e conta com fachadas envidraçadas que garantem tanto a permeabilidade visual do interior para o exterior da edificação, quanto a iluminação natural necessária para os jardins internos da edificação. Além disso, todas essas fachadas translúcidas são revestidas por elementos de vedação externos, os brises, que funcionando como membranas da edificação, garantem sombreamento sem eliminar a integração visual entre interior e exterior da edificação.